BMW lança, como opcional, a “CHAMADA INTELIGENTE DE EMERGÊNCIA”

Obter ajuda, o mais rápido possível, em uma situação de acidente ou de emergência pode salvar vidas. Isso se aplica especialmente para os motociclistas. Por esta razão BMW Motorrad desenvolveu o sistema opcional “Chamada Inteligente de Emergência”, que destina a obter ajuda para o acidente ou situação de emergência o mais rápido possível.

SOSBMW-mqaepmhof8m2jp72t4crpnw5i8kjqkht4wrjdxksci

No caso de um acidente, por exemplo, um sistema eCall integrado no veículo pode fazer toda diferença entre a vida e a morte. Como já foi mostrado em 2011, como parte de um ensaio eCall pan-europeu, envolvendo veículos BMW,  os serviços de emergência foram capazes de responder chegar ao local do acidente 40/50 por cento mais rápido. A Comissão Europeia encarregado do julgamento, no momento, estima que o uso de um sistema eCall iria salvar até 2.500 vidas a cada ano também poupar € 26 bilhões no processo.

eCall foi utilizado pela primeira vez em automóveis BMW em 1999 na Europa. Em 2007, o BMW Group alargou este sistema de segurança através da criação de uma infra-estrutura de call center inteligente e transfronteiriça. A partir de 2018, eCall se tornaá obrigatória para todos os carros novos. Graças aos efeitos de sinergia com os veículos BMW é esperado que o sistema esteja disponível, pela primeira vez, nas motocicletas da marca.

localização apoiado por satélite do local da emergência

No caso de uma emergência ou um acidente, o sistema eCall inteligente, que é acionado automaticamente ou manualmente, enviando os dados de posição com as coordenadas do local onde aconteceu a emergência ao BMW Call Center qualificado para iniciar a cadeia de resgate. A posição atual, e informações para determinar a direção da viagem são transmitidos para simplificar a localização do motociclista.

eCall exige uma conexão com a rede de telefonia móvel, a fim de acionar a cadeia de resgate. Na opção “chamada de emergência inteligente”, a conexão é estabelecida através da unidade de comunicação móvel instalada permanentemente. Para a ligação não é necessária qualquer operação específica. Tudo o que é necessário é, pelo menos, um operadora de rede móvel. O serviço estará disponível em todos os países europeus.

A chamada de emergência inteligente leva três cenários em conta:

Cenário 1: Acionamento automático no caso de uma  “forte” queda / colisão.

A chamada de emergência é acionada automaticamente sem demora tempo, enviando uma mensagem para um BMW Call Center qualificado. Em um acidente, por exemplo,  a vítima/piloto são cuidados pela BMW Call Center através de uma ligação de áudio até que o serviço de emergência chegue ao local. Ajuda é enviado em qualquer caso, mesmo se não houver resposta. Um display no painel de instrumentos mostra que o eCall foi iniciado. Um sinal acústico também é desativado. Neste caso o piloto não pode cancelar a chamada de emergência mais.

Cenário 2: Acionamento automático no caso de uma “leve” queda / colisão.

Neste caso, a chamada de emergência aguarda 25 segundos antes de enviar uma mensagem para o BMW Call Center. Se nenhuma ajuda é necessária em um acidente sem gravidade, a vítima/piloto tem a oportunidade de cancelar a chamada de emergência com o simples pressionar de um botão. Se não houver o cancelamento, o processo de resgate é iniciado, como no cenário 1. Um display no painel de instrumentos mostra que o eCall foi iniciada. Um sinal acústico também é desativado.

Cenário 3: acionamento manual, pressionando o botão

Neste caso, o eCall é acionado manualmente, pressionando o botão SOS na extremidade do guidão direito. A mensagem é enviada para o centro de chamadas BMW e uma ligação de voz é estabelecida. A conexão de voz é obrigatória se o eCall foi acionado manualmente. Nessa situação a vítima/piloto tem a oportunidade de cancelar a chamada de emergência com o pressionar de um botão ou desligando a ignição. A chamada de emergência inteligente só pode ser acionada manualmente quando a moto está parada com a ignição ligada.

 O sistema “chamada de emergência inteligente” reconhece situações não-emergenciais

A chamada de emergência não é acionado automaticamente em situações de não-emergência (por exemplo, se a moto cai em uma posição estacionária ou em acidentes em baixas velocidades)

A opção “chamada inteligente de emergência” está localizada no lado direito do guidão. Além do botão SOS (protegido por uma tampa) um microfone e um alto-falante também foram integrados.

Sensores na motocicleta podem detectar qual evento ocorreu. Um sensor de colisão detecta eventos como colisões com outro veículo ou colidindo com um obstáculo. Um sensor de ângulo bancário detecta  qual a posição que a moto está no momento que é acionado.

O sistema de chamada inteligente de emergência, disponível nas motocicletas BMW pela primeira vez, é um serviço premium com cobertura internacional. Quando uma conexão de voz é feita, o piloto pode se comunicar com o BMW Call Center em sua língua nativa. Este é um recurso autônomo altamente eficaz em uma situação de emergência.
O sistema, opcional, será lançado primeiro na Alemanha e, em seguida, introduzido a novos mercados.

Deixe já o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: