Moto em dias de chuva

Tem quem diga que pra andar de moto não existe tempo ruim. Eu concordo e também acho que chuva não é desculpa pra ficar em casa, mas tome cuidado ao se deparar com a pista molhada. Pode sair de moto sim, mas não esqueça que os riscos de acidente aumentam e a atenção tem que ser redobrada. Pra não deixar a chuva lavar seu desempenho, fique esperto e confira algumas dicas de segurança:

Retrovisores molhados

A chuva prejudica muito a visibilidade dos retrovisores nos carros, e por isso pra você quase todo lugar acaba se tornando um ponto cego. Tenha sempre certeza de que está sendo enxergado pelos outros motoristas antes de fazer uma ultrapassagem ou uma curva.

Suavidades nos comandos

Em caso de pista molhada, elimine movimentos muito bruscos ou repentinos. Faça tudo com calma e suavidade, lembrando que a baixa aderência implica jamais acionar bruscamente os freios, câmbio e acelerador.

Preste atenção ao tipo de piso

Pisos molhados não são todos iguais, por isso fique atento a como sua moto se comporta em cada um deles. O asfalto recém colocado pode ser tão escorregadio quanto o paralelepípedo. O melhor piso é geralmente o de concreto, que favorece a aderência.

Use os equipamentos certos

Usar os equipamentos adequados é sempre importante, e em dias de chuva se torna ainda mais. Certifique-se de que está usando um capacete com viseira limpa e sem riscos e opte por um conjunto de roupas impermeáveis.

Anteveja situações

Esteja alerta a tudo que acontece ao seu redor para não ter surpresas. É recomendável adotar uma postura mais defensiva, prestando atenção em tudo que estiver no asfalto: placas, faixas pintadas e tudo que atrapalha na aderência.

Fique esperto!!

Por Celso Côrtes

%d blogueiros gostam disto: