10 dicas de manutenção de moto

Realizar reparos ou mesmo trocas de componentes é essencial para manter a sua motocicleta funcionando corretamente, e para isso é preciso fazer alguma manutenção preventiva específica, como cuidar dos freios, motor ou mesmo lanternas, confira a lista de 10 dicas de manutenção de moto que selecionamos para você, não deixe sua moto de lado, mantenha uma revisão sempre que necessário.

10 dicas

1. Verifique o nível de água do compartimento da bateria, a maioria das motocicletas não são seladas e com o calor a água poderá diminuir, mas coloque apenas água destilada vendida nos postos de combustível, faça isso com a moto desligada.

2. Nos períodos de chuva preste atenção na lubrificação das correntes, sempre lubrifique a corrente com óleo SAE80-90 antes de começar a pilotar, o ideal é realizar esta manutenção a cada 500 km rodados, verifique também a folga da corrente e ajuste-a corretamente.

3. Preste atenção nos cabos de aço dos freios, embreagens e acelerador, caso eles estejam enferrujados ou desfiados é hora de realizar a manutenção de moto, vá até uma loja específica ou concessionária e faça a troca.

4. Qualquer barulhinho diferente é sinal de atenção, verifique se as pastilhas de freio estão gastas e troque imediatamente, não deixe o desgaste atingir o sistema de disco, pois sairá mais caro o conserto.

5. A cada 1 mil quilômetros lave os filtros de ar com detergente neutro e após aplique o óleo SAE80-90 para lubrificar, caso o filtro de ar seja descartável apenas realize a troca para um novo em folha.

6. Siga os prazos corretos para trocar o óleo lubrificante do motor, primeiramente veja o nível e as datas, após realize o abastecimento, o recomendável é fazer este processo a cada 1.000 km.

7. Preste atenção no consumo de combustível se está gastando a mais, é necessário trocar a vela de ignição, o que ajuda a diminuir a emissão de poluentes, faça a troca a cada 3 mil km.

8. A cada 5 anos é necessário trocar os pneus da moto, pois a borracha enrijece e causa o ressecamento, diminuindo a aderência ao asfalto, escolha pneus de marcas conhecidas e faça também a calibragem.

9. Outro item importante para a manutenção de moto é a troca do óleo de bengala, o recomendável é realizar a troca a cada 12 mil km, faça de acordo com as especificações do fabricante, nunca coloque a mais do que o necessário.

10. Para manter um rodar mais macio da moto, é preciso verificar a lubrificação dos rolamentos, caso este componente não seja lubrificado poderá causar o travamento da roda, faça a manutenção periódica.

Confira algumas dicas para manutenção de moto usada abaixo!

%d blogueiros gostam disto: