Andando de moto no verão

Existem equipamentos e vestimentas que protegem o motociclista mesmo no calor

Se já é comum ver motociclistas pilotarem sem equipamento de proteção, a situação se agrava com o verão. Nesta época do ano, as pessoas optam por roupas mais leves, e muitas se esquecem de usar a vestimenta adequada para essa atividade, seja ela profissional ou apenas de transporte.

Mas é claro que você não precisa usar jaquetas e luvas pesadas. Existem equipamentos leves, confortáveis e que fornecem a segurança necessária para o motociclista, a começar pelos capacetes. Esse item é inegociável: você precisa utilizá-lo. Há modelos para dias mais quentes e que são bem ventilados.

Os articulados, também conhecidos como escamoteáveis, são uma ótima opção porque permitem a abertura total da parte frontal. A recomendação, nesses casos, é não abrir essa parte quando a moto estiver em movimento. Os capacetes abertos não são indicados mesmo no calor porque não protegem o seu rosto.

Quando o assunto são roupas, existem as jaquetas de verão. Possuem os mesmos itens de proteção de outras jaquetas, mas se diferenciam pelo fato de terem uma boa ventilação graças aos grandes furos presentes na roupa. Se você preferir também, há as camisas especiais para motociclistas, como a camisa ASW. Elas são super confortáveis pois, além de proteger contra os raios solares, o tecido permite uma melhor passagem do ar. Nas mãos, você pode utilizar luvas mais leves e feitas especialmente para o verão.

Para proteger as pernas você pode optar por usar uma calça de verão, que é ventilada e possui protetores para o joelho, ou apenas usar uma joelheira que geralmente vai até a canela, fornecendo uma boa proteção. No caso dos pés, também há opções para épocas mais quentes do ano, que, além de protegerem, são confortáveis e suficientemente ventiladas.

Existem tênis feitos exclusivamente para motociclistas. Eles são produzidos com material leve que permite a entrada de ar, além de proteger o calcanhar e a parte lateral dos pés. Além dos tênis, se o motociclista preferir, pode comprar as botas ventiladas, que possuem forro respirável, design ergonômico e protetores para canela e tornozelo. Independentemente da escolha, o mais importante é não negligenciar a utilização de equipamentos de proteção para moto. Eles podem salvar vidas e evitar acidentes.

%d blogueiros gostam disto: