Cuidado na estrada

Páscoa e Tiradentes estão chegando e, por ser o segundo feriado prolongado do ano, muitas famílias e grupos de amigos optam por viajar. É nesse momento que precisamos ficar atentos para não fazer do passeio, um grande transtorno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

A cada dia que passa fica mais perigoso viajar pelas estradas brasileiras. Por isso é importante conhecer algumas dicas de segurança para viajar com sua moto pelas estradas do nosso país e se prevenir dos riscos.

Tudo bem que o ventinho no rosto é emocionante e gostoso, mas não tem como se descuidar ao pegar a estrada, pois qualquer erro pode ser fatal ou te deixar na mão com uma moto quebrada no meio do nada.

Quando a viagem é feita sozinho, a atenção deve ser grande porque não terá ninguém para te ajudar se algo acontecer. Já quando se viaja com garupa a segurança do passageiro é sua responsabilidade. Em qualquer situação, você tem que ficar bem atento porque sua segurança e talvez a de alguém estará em suas mãos.

Não é preciso dizer que você não deve beber antes de ir para a estrada.

Cuidado com a roupa

Mesmo que esteja muito calor, não use bermuda, pois mesmo que pareça estar mais “fresquinho”, a exposição ao sol sujeitará a pele a queimaduras e trará desconfortos, além de uma chegada de viagem ao seu destino um pouco dolorida, ainda mais quando a viagem for muito longa. O mesmo vale para a blusa, pois os braços também estarão expostos a queimaduras.

Além disso, essas roupas não são adequadas para andar de moto na medida em que não protegem o motociclista e garupa no caso de uma queda. Prefira as roupas próprias para motociclistas, que incluem calça, jaqueta, botinas e luvas, que proporcionam a proteção necessária. Capacete fechado e bem regulado é outro item que não pode passar despercebido.

Cuidados básicos do dia a dia

Às vezes, a ansiedade para viajar de moto é tão grande – ainda mais quando se está indo para um lugar que sempre quis ou adora estar sobre duas rodas – que você se esquece das coisas mais básicas quando está na estrada. Para começar, não esqueça de ligar o farol da moto. Não importa se é dia, isso evita que esqueça de ligá-lo quando estiver anoitecendo, ao mesmo tempo que reforça a visão dos motoristas para te verem na estrada.

Não se esqueça da revisão

Revisão também é essencial e não pode faltar antes de uma viagem de moto. Não é porque faz pouco tempo que fez a sua que pode se descuidar caso tenha uma viagem longa, pois em pouco tempo pode ser que sua moto mude ou ainda pode ser que ela estivesse boa para andar pela cidade, mas precisa de algum reparo na hora de pegar estrada.

Vá ao seu mecânico de confiança e diga que precisa fazer uma viagem longa para que ele capriche na revisão e a moto não te deixe na mão no meio do caminho.

E então, gostou das dicas de segurança para andar de moto na estrada? E o que costuma fazer para garantir sua proteção sobre suas rodas quando viaja ou até mesmo nos passeios do dia a dia?

Texto por Jeniffer Elaina, colaboradora do site Seguro Auto e adaptado por EM.

 

PARA APROVEITAR A VIAGEM:

– Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.

– Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações.

– Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas. Procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.

– Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo (a), por mais difícil que possa ser.

– Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma situação de risco para ele.

 

Deixe já o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: