Dicas para quem vai viajar no fim de ano

Com a chegada das festas e férias de fim de ano é preciso se precaver ainda mais durante as viagens. Pensando nisso, a Honda preparou algumas dicas para que você possa aproveitar a estrada de forma segura e tranquila.

O primeiro passo é conferir se a tabela de manutenção preventiva do manual do proprietário foi cumprida. Nele você encontra as quilometragens indicadas para a revisão dos itens que asseguram o bom funcionamento, economia de combustível e as condições adequadas do veículo. Sistema de freios, direção, motorização, iluminação, arrefecimento, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento são algumas das verificações periódicas obrigatórias.

É muito importante verificar se todas as lâmpadas externas (faróis, lanternas, luz de freio, sinalizadores de direção, da placa) estão funcionando, já que elas são fundamentais para a segurança, especialmente em trajetos com condições de visibilidade precária, como neblina em trechos de serra.

Antes de pegar estrada, verifique se existem postos de abastecimento e restaurantes ao longo do seu caminho. Quando para abastecer, cheque o nível do óleo do motor e a calibragem dos pneus sempre que possível. É recomendável que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os desconfortos da fadiga. Os pneus devem ser calibrados ainda frios, portanto pare no posto mais próximo da sua casa e não após rodagens longas.

Prepare os equipamentos de segurança: capacete, calças e jaquetas em tecido grosso ou couro, calçados fechados e luvas. A viseira também exige atenção, pois precisa estar sempre limpa e sem riscos para não prejudicar a pilotagem em dias chuvosos e à noite. Roupas de cor clara facilitam a visão de outros motociclistas, principalmente no período noturno.

Um item fundamental para aproveitar ainda mais as viagens de fim de ano consiste em deixar de lado a pressa e apreciar o trajeto, obedecendo aos limites de velocidade da estrada.

%d blogueiros gostam disto: