Pilotagem Defensiva

Estamos começando hoje uma série de dicas de pilotagem, com base nos vídeos da Harmonia no Transito da Honda. Nossa equipe vai comentar os vídeos e o que passamos no dia a dia no transito para alertar e promover uma pilotagem mais segura, tentando sempre diminuir os fatores de risco existentes.

Vejam abaixo os dois primeiros vídeos da série Harmonia no Transito.

Pilotagem Defensiva

No vídeo acima, vemos diversos casos que podem acontecer no dia a dia de um motociclista e algumas dicas que podem ajudar em nossa rotina. Fatores externos podem ser: pedestres atravessando, uma área escolar, um carro mudando de faixa e até mesmo a chuva. Portanto existe a importância de conhecermos os princípios básicos do PIPDE, que pode ajudar o motociclista a prever e diminuir os riscos existentes, assim tornando nossa pilotagem um pouco mais confortável.

Veja também: O que olhar na hora de comprar uma moto usada

Ponto de Vista

Tratando também de pilotagem defensiva, mas de um angulo de visão diferente, temos o vídeo acima, que mostra o quão importante é termos o campo de visão livre e nos afastarmos do perigo.

No caso acima, o motociclista não via o que acontecia em sua frente, devido a estar colado na traseira do caminhão.O motorista do caminhão teve pouco tempo pra reagir e fazer uma manobra evasiva e por sua vez não enxergou a moto que estava em seu ponto cego. O motorista do carro, não previu que aquela situação ao lado poderia causar um acidente. E por pouco a situação de risco, poderia ter evoluído e acabar se tornando um acidente grave, principalmente caso o carro parado não tivesse sinalizado.

Nos dois vídeos abordamos o PIPDE que pode nos auxiliar numa pilotagem defensiva e trazer mais segurança, como podemos ver na imagem abaixo:

pilotagem defensiva

Então, meus caros amigos motociclistas, vamos ter atenção no nosso dia a dia, as vezes com a correria deixamos passar batido alguns detalhes que já conhecemos e isso pode acabar nos tornando mais vulneráveis. Vamos por o PIPDE em prática e ficar o mais atento possível no transito e nos fatores aqui apresentados, assim podemos chegar com mais segurança em casa.

Deixe já o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: