Piso molhado exige atenção do motociclista

Especialista da Honda dá dicas de segurança para garantir um trânsito seguro para todos

A segurança do sistema de frenagem pode poupar a vida dos motociclistas. Em dias de chuva, quando o piso fica molhado a atenção no trânsito com esse item precisa ser redobrada. A primeira regra é ser suave nos comandos e frear com ainda mais atenção para garantir um trânsito seguro para todos.

O piso molhado indica o início da chuva e diminui a aderência das vias. “Quando começa a chover, a sujeira da via junto com os detritos e a água da chuva começam a tornar o piso escorregadio. Então é preciso muita atenção”, alerta o coordenador da unidade Recife do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), Marcello Torres. “À medida que a chuva começa a aumentar a pista vai sendo lavada e melhora a aderência”, complementa.

Como no piso molhado a frenagem se dá de forma diferente em relação ao piso seco, a grande dica é redobrar a atenção, reduzir bastante a velocidade e aumentar a distância de segurança do veículo da frente. Com a visibilidade reduzida, algumas considerações são importantes nos dias chuvosos. Em caso de derrapagens e roda travada, a dica é soltar o freio imediatamente e voltar a frear para retomar a aderência. Em seguida, a desaceleração aciona o freio a motor. 

“Quando você redobra a atenção em baixa velocidade naturalmente usa o freio a motor da motocicleta. Logo em seguida é preciso acionar o freio traseiro e posteriormente o dianteiro com suavidade para que não trave. Essa seria a sequência ideal”, ensina Marcello Torres.

Os pneus novos são ideais, mas exigem cautela no começo do uso, por causa da camada de proteção existente no composto de borracha do item, que reduz a aderência dos pneus ao solo. É importante andar mais devagar e fazer curvas para os dois lados. No tráfego, é preciso cuidado para passar ao lado de veículos em zonas alagadas, pois além do risco de um banho, o pneu do veículo jogará mais água, o que aumenta as chances de queda.

Equipamentos para chuva de tamanho ideal para o corpo também são fundamentais pois garantem conforto ao piloto. Por fim, não é recomendado levantar os pés da moto ao passar em poças d´água, pois essa ação pode desestabilizar o veículo. 

Confira dicas sobre técnicas de frenagem:

%d blogueiros gostam disto: