Revisão preventiva é a melhor opção para evitar gastos com a sua moto

Reparos e trocas de componentes é essencial para manter o bom funcionamento da motocicleta, para isso deve-se fazer a manutenção preventiva, motociclistas devem ter pelo menos um pouco de conhecimento da manutenção básica para manter a durabilidade da moto. A manutenção geral preventiva evita que seja pego de surpresa. Mas você sabe o que deve ser feito em uma manutenção preventiva de motocicletas?

Veja 04 dicas para você garantir que os principais itens sejam avaliados:

Lubrificação da corrente

A lubrificação depende muito da forma em que você usa a sua motocicleta, se você anda em asfalto em condições normais a corrente deve ser lubrificada com óleo adequado a cada 500km rodados, em média. Porém sob chuvas forte, alagamento, dias muitos quentes ou se você transita muito em lugares com muita poeira a lubrificação deve ocorrer antes, assim evita o desgaste da corrente, coroa e do pinhão.

Além da lubrificação outro quesito importante é a folga da corrente a cada 1000km deve ser verificado. Sempre olhar no manual qual a folga máxima permitida.

Lubrificação do motor

O óleo do motor deve ser checado a cada 1000km, o óleo do motor tem como função resfriar componentes internos e evitar o desgaste excessivo do motor além de diminuir o atrito do câmbio.

A maneira certa de medir o nível do óleo é: desligar o motor por 5 minutos e, em seguida, segurar a moto na posição vertical, sem usar o apoio lateral. Somente após esse procedimento você poderá checar se o nível de óleo está correto, completando caso esteja muito baixo.

Checagem dos freios

Os freios também devem ser checados a cada 1000km, mesmo as que tem tipos de freios distintos em cada roda (à disco na dianteira, tambor na traseira) ambos devem ser checados. Se a pastilha de freio estiver com menos de 1mm de espessura devem ser trocadas imediatamente, evitando o desgaste do disco de freio que é um valor mais acima. Já o modelo tambor dever ter no máximo 3cm de folga entre as sapatas, sendo necessário ajuste quando houver desgaste.

Pneus

A escolha dos pneus é ponto muito importante para que não tenha trocas em pequenos espaços de tempo e também que mantenha a sua segurança. Analisar qual o uso mais comum e também o modelo da sua moto, essas informações estão no manual do fabricante. Além da escolha correta a calibragem também deve-se ter atenção, a calibragem garante a aderência e segurança ao pilotar. Vale lembrar que se for carregar alguém na garupa ou colocar uma carga deve-se aumentar a calibragem no pneu traseiro. Geralmente as especificações de calibragem vem em um adesivo colado próximo a suspensão traseira, mas caso tenha dúvidas você deve consultar seu manual.

Além da revisão cuidados na lavagem auxiliam para manter a durabilidade da motocicleta, a lavagem de uma moto requer muitos cuidados, pois possui materiais muito delicados. Deve-se evitar o uso de produtos ácidos, não utilizar sistemas de lavagem de alta pressão e sempre usar sabão neutro.

%d blogueiros gostam disto: