Veja dicas do Detran para ter mais segurança na condução de motocicletas

Veja dicas do Detran para ter mais segurança na condução de motocicletas. Fácil. E, se dirigir um automóvel em meio ao congestionamento é complicado, imagina pilotar uma moto?

Pensando nisso, e para reforçar a importância de dirigir de forma prudente, respeitando as leis de trânsito e, principalmente, a vida, o Detran.SP oferece algumas dicas e orientações que podem ajudar os motociclistas e pedestres a terem uma rotina mais segura no trânsito, evitando acidentes, multas e aborrecimentos. Confira:

1- Use capacete, calçados e vestimenta adequados. Em caso de acidente, eles podem ser a diferença entre um susto ou um ferimento grave. Antes de iniciar o trajeto, é importante checar se o capacete está devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta e com a viseira abaixada. Sempre que receber forte impacto ou estiver com a altura da espessura da espuma do forro interno diminuída, o que compromete a proteção, o capacete deve ser trocado.

2- Respeite o limite de velocidade da via. Adotar uma velocidade adequada ao trânsito local evita aborrecimentos e tragédias. Em hipótese alguma ultrapasse o limite indicado. Em locais com maior concentração de pedestres e ciclistas, reduza a velocidade.

3- Nada de beber e dirigir. O álcool prejudica os reflexos e a coordenação.

4- Preste atenção no trânsito e não no celular. O aparelho desvia a atenção e tira a capacidade de reagir rapidamente no trânsito, se necessário. Não deve ser utilizado nem em movimento ou em breves paradas, como em semáforos e pedágios.

5- Utilize a seta. No trânsito, é muito importante ver e se manter visível. Por isso, o motociclista também deve sinalizar seu deslocamento com antecedência para os demais motoristas e pedestres.

6- Faça ultrapassagem do jeito correto. Colisões laterais e frontais são comuns e podem causar acidentes com fatalidades e vítimas graves. A regra vale para todos: a ultrapassagem de outro veículo em movimento deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e sempre pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver na faixa apropriada e sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

7- Se a vaga para estacionar é preferencial, respeite.

8- Nunca pare na faixa de pedestres e, ao se aproximar de uma, reduza sempre a velocidade, principalmente nos locais de travessias sem semáforo ou de grande concentração de pessoas, como escolas, hospitais e terminas de ônibus, trens e metrô.

9- O motociclista deve estar sentado sobre o veículo para pilotá-lo. Não é permitido descer e empurrar a moto para se deslocar a um destino.

10- A buzina não deve ser utilizada de forma prolongada e a qualquer pretexto. É importante usar apenas em situações necessárias para advertir pedestres e condutores de outros veículos, como em caso de acidentes, dando um simples toque.

%d blogueiros gostam disto: