2016 Aprilia Tuono V4 1100

Não é nenhum segredo que nós aqui no MO são grandes fãs da Aprilia Tuono. Temos declarado o nosso amor para a moto muito agora que estamos começando a soar como um disco quebrado. E se você está cansado de nós tagarelando sem parar sobre uma das melhores motos da Itália, não é uma má notícia: Aprilia tem ido e fez a Tuono ainda melhor com o 1100 Tuono V4 série, o $ 14,799 RR eo $ 16,999 Fábrica. Honcho principal Kevin Duke tem que gastar o tempo a bordo da versão RR no lançamento da moto, que você pode ler sobre aqui. A versão de fábrica up-spec, com Öhlins suspensão e direção amortecedor, alumínio (ao invés de aço do RR) frente flanges rotor de freio, uma mais amplos 200 / 55-17 pneus e rodas traseiras vermelhas, não estava disponível para Duke para montar, mas temos um agora. Então como é que se comportam? Primeiro um pouco de história para trás.

A última vez que julgou a Tuono V4 TAEG contra seus pares em 2014, colocando-se contra a BMW S1000R eo todo-poderoso KTM 1290 Super Duke R em nossa 2014 final Streetfighter Finale. Apesar de sua excelente manuseio, e menor preço do trio, havia um pequeno problema: a sua 999cc V-Four fez menos energia e menos torque do que a sua concorrência alemã e austríaca e parecia um pouco menos refinado. Sim, é uma questão de escolher lêndeas, mas quando as apostas são elevadas e tão perto, a cada pouco contagens lentas. No final, a Tuono trouxe até a traseira do pacote que reconhecidamente notável.

É difícil ver as alterações para o motor V-Four a partir do exterior, mas as melhorias feitas dentro desses casos transformar a Tuono.

É difícil ver as alterações para o motor V-Four a partir do exterior, mas as melhorias feitas dentro desses casos transformar a Tuono.

Para citar o primeiro e único Ricky Bobby, “se você não é primeiro, você é dura.” Agora, eu não sei se o pessoal da Aprilia teve qualquer inspiração de Talladega Nights, mas a mensagem foi recebida tudo a mesma coisa – a Tuono precisava de mais músculo. Ao contrário do RSV4, que é contido pelos regulamentos de deslocamento do motor em livros de regras de corrida em todo o mundo, a Tuono está sob tais restrições, e assim a resposta de Aprilia era simples: fazer o motor de maior!

O resultado é este, a Tuono V4 1100. Como o nome sugere, o novo Tuono (Aprilia chama-lhe um 2016 modelo de libertação antecipada) recebe uma colisão deslocamento, mas não é bem a 1100cc. Em vez disso, um overbore três milímetros coloca em 1077cc. Aprilia reivindica 89,2 £-pés de torque a 9000 rpm, 175 hp, e quase 20 mais cavalos a 8000 rpm em comparação com o modelo anterior (todas as medições feitas no eixo de manivela).

Não há nenhum substituto para o deslocamento, como é evidente neste gráfico dyno entre a nova 1077cc V-Four ea versão 999cc em 2013 Tuono V4 R. A versão mais antiga foi ótimo;  esta nova é espetacular.

Não há nenhum substituto para o deslocamento, como é evidente neste gráfico dyno entre a nova 1077cc V-Four ea versão 999cc em 2013 Tuono V4 R. A versão mais antiga foi ótimo; esta nova é espetacular.

Estamos acostumados a fabricante afirma ser um pouco otimista em relação aos números de dyno reais, mas aqui está um pouco de surpresa: Nossa Tuono V4 1100 Factory, naMotoGPWerks dyno, colocou números para a roda traseira que estão quase em linha com a Aprilia de reivindicações – £ 82,8-pés a 9400 rpm e 159,3 cv a 11.400 rpm. Factor em 10% a perda de driveline e esses números são realmente melhor do que o que Aprilia reivindicação à manivela. Fiel à sua palavra, Aprilia Tuono também fez as 1100 20 cavalos mais corpulentos em torno da marca rpm 8000. Com esta colisão no poder, a Aprilia agora supera o S1000R e Super Duke R no departamento de energia, embora a KTM 1301cc ainda tem que vencer em torque.

Apesar deste aumento de energia, a Tuono ainda está retido na balança, chegando a 467 lbs. pronto-a-passeio. Isso é 7 libras. menos do que antes, e agora 2 lbs. menos do que a KTM. O S1000R ainda é o mais leve dos três a 450 lbs. em nossas escalas.

Aprilia não basta parar em bater deslocamento e alimentação do V4, também tweaked o chassis. Ângulo Headstock vai para 24.7º de 25.1º, trilha é reduzido para 99,7 milímetros de 107,4 milímetros, e para ajudar a manter o chassis estável, o braço oscilante é agora 6 milímetros mais longa. Na frente de eletrônica, a gama Tuono 1100 também recebe o mesmo TAEG eletrônica suíte como o RR RSV4 e RSV4 RF, que inclui Aprilia Traction Control, Controle Wheelie, Launch Control e funções de troca rápido, os dois primeiros a receber ainda mais requinte do que seu antecessor .

A maioria das alterações entre a Tuono V4 1100 RR e Fábrica resumida em uma foto.  A fábrica fica Öhlins suspensão e direção amortecedor, frontal em alumínio flanges rotor de freio, mais amplo 200 / 55-17 pneu traseiro, e rodas vermelhas.

A maioria das alterações entre a Tuono V4 1100 RR e Fábrica resumida em uma foto. A fábrica fica Öhlins suspensão e direção amortecedor, frontal em alumínio flanges rotor de freio, mais amplo 200 / 55-17 pneu traseiro, e rodas vermelhas.

Para começar a colher completa sobre os detalhes da série 1100 Tuono V4, ir a história Primeiro passeio de Duke acima. Esta avaliação centra-se na Tuono V4 1100 Factory, como KD não ter a chance de montá-lo durante o lançamento da moto.

Mesmo charme Velho

Como tem sido sempre com os Tuonos V4, o centro das atenções é o V-Four 65º entre as pernas do piloto. Pode ser relativamente dócil abaixo 6000 rpm, mesmo se o fornecimento de combustível é um pouco áspero em aceleração parcial. No entanto, uma vez que você acorda a besta e empurre a agulha do tacômetro acima da marca de 6k, o aumento dramático no poder em comparação com o moinho de 999cc é imediatamente perceptível.Asses são empurradas de volta no assento, pescoços são apertados, e os braços são flexionados, tudo em um esforço para ficar simplesmente na moto. É emocionante quando você está explodindo para a rodovia, e é absolutamente emocionante quando você está aniquilando seu estrada sinuosa favorito, comer manchas retas entre cantos como poucos bicicletas podem. A frente gosta de pata levemente no ar se você gananciosos saindo de um canto, eo controle Wheelie ajuda a tornar o piloto se sentir como um herói como ele coloca gentilmente o pneu de volta na estrada novamente.

“Usando o Controle de Wheelie é ideal para brilhar um ritmo rápido por uma estrada sinuosa, pois permite que o pneu dianteiro para sótão, sem medo de capotar para trás,” Duke observa. “No entanto, desligá-lo e levar um longo cavalinho para risos é difícil, como a manutenção de entradas do acelerador cuidadosamente equilibrados pode ser problemático.”

A Tuono vê revisto figuras de geometria, mas eles não prejudicou o manuseio de 1100 a todos.  Ele inspira confiança em espadas.

A Tuono vê revisto figuras de geometria, mas eles não prejudicou o manuseio de 1100 a todos. Ele inspira confiança em espadas.

Aprilia revista os modos de passeio para a nova série Tuono, substituindo chuva com Road, acompanhado por modos Esporte e Faixa. Estrada dá a Tuono um comportamento visivelmente fraco, com aplicação de potência mais suave, mas os modos de desporto e da trilha eram difíceis de distinguir entre os dois. Escusado será dizer que ambas as configurações são melhor tratados por mãos experientes.

Aprilia diz guiador do Tuono são agora um pouco menor e mais estreito por 6mm, mas como Duke, na sua avaliação Primeiro passeio, eu não poderia dizer a diferença entre o velho eo novo. A Tuono, com sua ênfase na centralização de massa, muda de direção rapidamente e sem problemas, o sentimento extremidade dianteira de pé firme e plantadas. Escusado será dizer a Öhlins totalmente ajustáveis ​​garfo, choque e direção amortecedor ajudou a contribuir para esse sentimento de pé firme.

A Tuono V4 1100 Fábrica pode não ter rodas forjadas, mas a Aprilia dificilmente sofre por isso.  Öhlins suspensão está no seu elemento em liso, estradas sinuosas, mas o passeio é um pouco firme em outros lugares.

A Tuono V4 1100 Fábrica pode não ter rodas forjadas, mas a Aprilia dificilmente sofre por isso. Öhlins suspensão está no seu elemento em liso, estradas sinuosas, mas o passeio é um pouco firme em outros lugares.

Um aspecto que nos confunde a Tuono V4 cerca de 1.100 fábrica é a falta de rodas forjadas. Öhlins suspensão e rodas forjadas de alumínio leve são o que temos vindo a esperar do preço adicional de modelos de fábrica, ea omissão do último aqui é intrigante.

“A única queixa que eu tenho sobre a Tuono é o seu peso um pouco lardy,” whinges Duke. “Se eu vou gastar $ 2,200 extra para a versão de fábrica, eu esperaria as rodas forjadas mais leves, que sabemos reduz o esforço de direção consideravelmente ao longo rodas de liga mais pesados.”

E enquanto nós estamos sobre o tema de pontos de demérito, é difícil acreditar que a Tuono faz devido com o seu agrupamento de medida LCD aparentemente arcaica. Claro que faz o trabalho e fornece todas as informações relevantes, mas parecia datada mesmo quando novos, e agora que monitores TFT colorido estão se tornando mais prevalente, provavelmente é hora Aprilia fazer os calibres mais, bem, envolvente.

Brembo pinças monobloco M432 radiais morder em discos de 320mm individuais para trazer a Tuono a um impasse, e enquanto não há queixas sobre a capacidade de travagem do Tuono, uma vez que você tenha sido estragada por pinças Brembo de M50, tudo o mais se sente segunda categoria. A Tuono vem com um sistema de Corrida ABS, desenvolvido em colaboração com a Bosch, com três níveis diferentes, todos independentes ajustáveis ​​de modo a potência do motor, e com a mitigação da roda posterior-lift para ajudar a prevenir um piloto de looping a moto em uma situação de pânico. RLM também pode ser desligado.

A 200 / 55-17 (versus do RR 190 / 55-17), os benefícios Tuono de fábrica de uma área de contato traseiro mais largo que ajuda a colocar para baixo o monstruoso poder do 1077cc Four.

A 200 / 55-17 (versus do RR 190 / 55-17), os benefícios Tuono de fábrica de uma área de contato traseiro mais largo que ajuda a colocar para baixo o monstruoso poder do 1077cc Four.

Durante nossa avaliação rua da Fábrica de nós nunca encontrou uma situação que poderia ser em qualquer lugar perto de aproximar-se do limiar ABS. No entanto, em testes passados ​​do sistema, particularmente em um ambiente de pista, ficamos impressionados com o quão duro e uma profunda pode frear em um canto sem tanto como uma sugestão de intervenção ABS.

Finer Detalhes

Com este novo Tuono V4 1100 Factory, Aprilia respondeu à chamada para mais poder sem perder as qualidades cativantes que sempre amei sobre a Tuono. A posição passeio é claramente mais relaxado do que a RSV4, o guiador ainda colocado em uma posição desportiva, mas confortável o suficiente para um golpe moderado pela estrada. Novo assento da moto é uma boa melhora sobre o antigo, ligeiramente cushier apesar de ter sido reduzido 15mm a fazer para um alcance mais fácil para o chão. Ele ainda é alto em 32,5 polegadas, mas fornece uma visão dominante da estrada à frente.

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Embora seja Tuono proprietários potenciais improvável que preocupe muito sobre a economia de combustível, nosso testador fábrica reforçou a reputação da Aprilia V-Fours ter para vorazmente consumindo combustível. Ele retornou um lúgubre 31 mpg de seu tanque de 4,9 litros em condições de pilotagem mistos. Mas, considerando o enorme sorriso que coloca em nossos rostos cada vez que torcer o acelerador ou jogá-lo em uma curva, nós ficaria feliz em pagar esse preço tempo e outra vez.

Agora que Aprilia tomou a Tuono V4 1100 Fábrica para o ginásio e bulked-lo, é claramente um tempo para uma revanche entre os seus rivais. Que é exatamente o que estamos colocando juntos. Fique atento.

2015 Aprilia Tuono V4 1100
+ Elevações

  • Um motor fantástico feito ainda melhor
  • As costeletas de manuseio para coincidir com o motor doce
  • Eletrônicos sofisticados
– Suspiros

  • Sem rodas forjadas em uma fábrica ?!
  • Esse motor tem sede
  • Ainda um pouco sobre o lado pesado
2016 Aprilia Tuono V4 Especificações 1,100 Fábrica
Tipo de motor 65 ° V-4, 4 tempos, arrefecido com líquido motor duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro
Diâmetro e curso 81,0 x 52,3 mm
Capacidade 1077 cc
Cavalos (na roda traseira) 159,3 cv a 11.400 rpm
Torque (a roda traseira) 82,8 lb-ft a 9.400 rpm
Sistema de combustível Airbox com entradas de ar dianteiras dinâmicos. 4 Weber-Marelli 48 mm corpos do acelerador com 4 injetores e Ride-by-wire de gestão do motor de última geração. Escolha de três motores diferentes mapas selecionável pelo piloto com bicicleta em movimento: T (Track), S (esporte), R (Road)
Escape 4 em 2 em 1 layout, sensor de oxigênio single, silenciador único lateral com válvula de derivação controlado por ECU e trivalente integrado conversor catalítico
Alternador Volante montado 450 W alternador com ímãs de terras raras
Lubrificação Sistema de lubrificação por cárter molhado com radiador de óleo e duas bombas de óleo (lubrificação e refrigeração) Tipo de caixa de gaveta de 6 velocidades
Embreagem Multi-prato embreagem úmida
Final Drive Cadeia: 42/16
Suspensão dianteira Öhlins garfo com tratamento de superfície TIN. Pré-carga da mola ajustável e compressão hidráulica e amortecedora; 120 milímetros de viagens
Suspensão traseira Duplo braço oscilante em alumínio braced; Monoshock Öhlins Racing, com piggy-back, totalmente ajustável em: Primavera pré-carga, distância entre eixos, hidráulica em compressão e rebote; 130 milímetros de viagens
Travões dianteiros Dupla 320 milímetros discos de aço inoxidável com flanges de alumínio, Brembo pinças monobloco M432 radiais flutuante com quatro pistões opostos 32mm. Pastilhas sinterizadas. Axial cilindro mestre bomba e mangueiras de freio trançado de metal.
Freio traseiro Disco de 220 milímetros; Brembo pinça flutuante com dois pistões 32 milímetros.Pastilhas sinterizadas. Cilindro mestre com construído no reservatório e de metal trançado mangueira. Bosch 9MP ABS, regulável em 3 mapas equipados com RLM (pode ser desativado).
Rodas e Pneus Alumínio fundido; Frente: 3,5 “x17” Rear: 6.00 “x17” Os pneus radiais. Frente: 120 / 70ZR-17 traseira: 200 / 55ZR-17
Altura do selim 32,5 polegadas
Ângulo de viragem 24.7 °
Trilha 100 milímetros (3,94 pol.)
Distância entre eixos 57,0 em.
Curb Peso 467 lbs
Capacidade de combustível 4.9 litros, incluindo reserva de 1 galão

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