ALEX BARROS PERDE RECURSO CONTRA CBM – PILOTO ENTENDE QUE MOTO DE GRANADO ESTAVA ALTERADA

Este domingo ficou claro o motivo pelo qual Alex Barros decidiu retirar-se de todas as provas da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) com efeito imediato. O piloto tinha pedido para que a moto de Eric Granado fosse alvo de perícias, não concordando com o relatório final, que não encontrou qualquer irregularidade.

Insatisfeito, Barros recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deu razão ao relatória da CBM, que revela total conformidade técnica do motor da moto de Granado.

A CBM emitiu um comunicado sobre o tema, que aqui fica na íntegra:

– Na tarde deste sábado (30 de novembro), a organização do SBK Brasil ficou ciente do comunicado realizado pelo piloto Alex Barros em que declara que não irá participar das corridas deste domingo, válidas pela etapa final da temporada 2019. Atualmente Alex Barros ocupa a 2° posição geral na categoria principal, SuperBike, com chances de conquistar o título. Ele largaria em 2° lugar nesta etapa.

O SBK Brasil reconhece e agradece toda a contribuição de Barros ao esporte e ao evento, entretanto, embora respeite sua decisão, a organização lamenta pelo impacto gerado aos patrocinadores e sobretudo aos inúmeros fãs que se programaram para assistir à última etapa neste domingo e prestigiá-lo nas pistas nesta grande final.

Com relação as declarações realizadas sobre fatos que possam questionar a conduta do campeonato, esclarecemos que o SBK Brasil é um campeonato privado, submisso as regras e condições impostas pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, responsável pelos regulamentos, procedimentos, vistorias e demais práticas desportivas.

A organização esclarece ainda os seguintes fatos já noticiados;

Durante a 7ª etapa, em Goiânia, Barros ingressou com um recurso para que a motocicleta de Eric Granado, da Honda Racing Brasil, tivesse seu motor vistoriado.

Seguindo os procedimentos, a moto foi confiscada, lacrada, e transportada para um órgão independente (SENAI), que performou na presença de todos os envolvidos todas as medições e pesagens. Emitindo um relatório que, por sua vez, amparou a Confederação a publicar a decisão final de total conformidade técnica do motor da moto de Eric Granado em relação aos únicos três itens que são restritos no regulamento 2019 – são eles: pistão, biela, e virabrequim.
Todos os testes e análises foram performados por engenheiros e professores da entidade, confrontados com as especificações e circulares da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), os quais fundamentaram as afirmações.

Dentro de seus direitos, a equipe protestante não aceitou a decisão da Confederação, e optou por recorrer ao STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva, onde um júri, composto por no mínimo 5 advogados, todos indicados pela OAB, avaliaram a demanda.

Na tarde desta última sexta, 29 de novembro, após protestante (Barros) e protestado (CBM) protocolarem suas defesas, foi deliberado por unanimidade a confirmação de que o relatório da Confederação estava correto, e sendo assim sua decisão de conformidade da moto de Eric Granado. O
O campeonato mais uma vez lamenta, e reitera que segue as decisões tomadas pelos órgãos competentes.

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