BMW anuncia novos sistemas adaptativos de velocidade para motos

Tecnologia vai conseguir frear e acelerar os veículos, mantendo uma distância automaticamente dos veículos que estão na frente.

A BMW anunciou nesta semana que vai instalar em alguns dos seus modelos de motos um novo sistema de controle de velocidade adaptativo. A novidade traria boa parte dos recursos que podem ser encontrados nos carros mais modernos para os veículos de duas rodas, como a possibilidade de frear a acelerar sozinho.

O sistema foi batizado de “Adaptive Cruise Control”, que terá como principal função controlar a velocidade da moto com base nas informações referentes a distância dos veículos que estão na frente. A montadora ainda não entrou em detalhes sobre quais seriam os modelos de motos que receberiam a nova tecnologia, mas devem ser aquelas motos para viagens mais longas.

A empresa afirma que o principal objetivo é levar um pouco mais de conforto e segurança para o motociclista. O sistema baseará suas escolhas a partir de velocidades pré-definidas pelo motociclista, como se fosse uma espécie de piloto automático.

A partir de então, sensores vão detectar a velocidade do veículo mais a frente e, eventualmente, desacelerar e acelerar. Vão existir 3 níveis de distância escolhidos pelo usuário, e o sistema também vai atuar em curvas, se adequando a uma velocidade compatível, diz a fabricante.

Por enquanto é claro que o sistema não vai permitir que a moto ande completamente sozinha, mas seria um passo importante na busca por veículos sobre duas rodas autônomas, algo que já está um pouco mais avançado quando o assunto é carros de passeio. Ainda existem questões relacionadas ao equilíbrio necessário para manter uma moto andando sem a interferência direta do motociclista.

%d blogueiros gostam disto: