De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

De uma pequena fábrica de bicicletas à uma grande fábrica italiana de motocicletas: conheça um pouco sobre a história da Aprilia.

aprilia colibri De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

Foto Divulgação.

De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

A história da marca italiana começou pouco depois da Segunda Guerra Mundial, quando foi fundada por Cavaliere Alberto Beggio. Na verdade a fábrica Aprilia, no começo, era uma fábrica de bicicletas na pequena cidade de Noale, na província de Veneza, na Itália. Com isso a marca conseguiu fazer sucesso rapidamente.

Foi em 1968 que o filho de Cavaliere, Ivano Beggio tomou a frente da empresa e logo percebeu que as bicicletas não teriam muito futuro. Com a ajuda de 12 colaboradores,Ivano desenvolveu o primeiro modelo da Aprilia de 50cc nas cores azul e dourado. Os primeiros modelos mini-scooters com rodas de pequeno diâmetro produzidos pelaAprilia.

4ff3ea0721fe8 De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

Em seguida surgiu o modelo Colibri, num design mais esportivo e aerodinâmico, porém não proporcionava ao piloto uma posição confortável na pilotagem. Mas não é que a empreitada deu certo? Em 1980 eles resolveram parar de vez a produção das bicicletas e se dedicaram tão exclusivamente às motocicletas.

2008 aprilia scarabeo 200 De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

Logo surgiu uma nova estrela: a Scarabeo. O modelo street de 50cc virou uma ”estrela” e acendeu a paixão de Ivano para investir cada vez mais no motociclismo. Seu foco era tornar a italiana Aprilia em uma das marcas mais conhecidas do mundo. Muitos achavam uma total loucura, já que a maioria das fábricas italianas da época foram fechadas e desapareceram por conta dos fabricantes japoneses.

22631602 De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

Ivano investiu no primeiro modelo para Motocross, que surgiu em 1974. No ano seguinte, produz a primeira moto de competição, pilotada pelo italiano Ivan Alborghetti. O primeiro título da marca italiana em competições veio no ano de 1977 pelas categorias125cc e 250cc.

Em 1985, entrou para a competição do Mundial de Motovelocidade na categoria 250cce em 1987, levou o primeiro título através do piloto Loris Reggiani, no circuito de Misano.Em 1990, a empresa resolveu investir em modelos urbanos. Surge então a Scooter Amico e um outro modelo assinado pelo renomado designer Philippe Starck, que garantiram um aumento significativo nas vendas.

Aprilia RSV Mille 19991 De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

Em 1997 a Aprilia investiu pesado na produção de superesportivas, por exemplo o modelo Mille com motor V2 de 1.000 cm³, para brigar com as rivais nipônicas. Em 2004, a Aprilia foi comprada pela Piaggio, que resolveu manter suas características.

Aprilia FV2 1200 rear De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

Em comemoração aos 20 anos da primeira vitória no Mundial de MotoGP, em 2008 eles lançaram o conceito FV2 1200. Segundo a empresa, a intenção do novo conceito era passar sua tecnologia e de seu design. O modelo conta com motor de 1.197 cm³, dois cilindros em V, com duplo comando de válvulas, inclinado 90 graus, injeção eletrônica e refrigeração líquida, que produz 134,5 cv a 9.500 rpm e torque de 10,5 kgf.m a apenas4.000 rpm.

motogp aprilia De bicicleta para motocicleta: Conheça a Aprilia

A Aprilia está presente atualmente em 57 países e seus principais produtos são motocicletas esportivas e scooters. Entre 1991 e 2003, a Aprilia conquistou 24 títulos mundiais em competições de motociclismos, totalizando 40 títulos mundiais, sendo que 33deles são no Mundial de MotoGP.

Aprilia Racing 2014

Deixe já o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: