EICMA 2017 – Ducati

Ducati lança moto de 214 cavalos derivada da MotoGP para as ruas, a Panigale V4

 

Ducati revelou na Itália a inédita a Panigale V4, moto esportiva de 214 cavalos de potência derivada de seu modelo utilizado no Mundial de MotoGP.

Antecipando o Salão de Milão 2017 (EICMA), que começa nesta terça-feira (7), a montadora apresentou também a nova Multistrada 1260 e a Scrambler 1100.

A V4 chega para substituir a Panigale 1299 S, que era até então a sua moto homologada para rodar em ruas mais potente, com 205 cavalos.

Pela primeira vez, a montadora italiana aposta em um motor de 4 cilindros para a produção em massa, sendo que antes a sua marca registrada eram os motores de 2 cilindros, como o da Panigale 1299.

Outra montadora que apostou recentemente em levar uma moto das pistas do mundial de motovelocidade para as estradas foi a Honda. Em 2015, a empresa apresentou a RC213V-S que chega a 215 cavalos de potência.

A Panigale V4 custa a partir de 22.590 euros (equivalente a R$ 86 mil), em sua versão de entrada, enquanto a intermediária V4 S sai por 27.890 euros (equivalente a R$ 107 mil). Ainda há a versão para as pistas, batizada de V4 Speciale, que é vendida por 39.900 euros (equivalente a 152 mil) e com motor mais potente: são 226 cavalos.

Pilotos da MotoGP

Para a apresentação, a empresa convocou seus atuais pilotos no mundial de velocidade, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso, mas quem entrou com a moto no palco e participou do desenvolvimendo da Panigale V4 foi o australiano Casey Stoner, atualmente aposentado das pistas e que foi campeão mundial em 2007 com a Ducati.

A moto utiliza como base o motor Desmosedici Stradale V4, que é derivado do utilizado nas pistas e chega para substituir a Panigale 1299. Com 1.103 cc, ele é capaz de render 214 cavalos de potência a 13.000 rpm e 12.6 kgfm de torque.

Desenho novo e chassi das pistas

Apesar de manter as características vistas nas esportivas mais recentes da Ducati, a V4 possui um desenho completamente novo. Além do motor, o chassi também é outro elemento da moto que traz tecnologia da MotoGP.

De acordo com a empresa, o objetivo foi manter a tradicional leveza das esportivas Ducati, mas o desafio ficou maior pelo motor de 4 cilindros, mais pesado que os de 2 cilindros. Mesmo assim, a V4 ficou com apenas 198 kg, para a versão de entrada, e 195 kg para a S e Speciale – isso faz o peso potências se 1,1 cv/kg, o melhor do segmento, diz a empresa.

Sistemas eletrônicos

O modelo está recheado de sistemas eletrônicos e faz estreia de sistema de frenagem com derrapagem controlada. Também possui ABS para curvas, quick-shift para subir e descer marchas, além de modos de pilotagem e controle de tração.

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