Fábrica MV Agusta

A MV Agusta, originalmente denominada Meccanica Verghera Agusta, é um fabricante de motos que iniciou a sua atividade a 12 de Fevereiro de 1945, perto de Milão, mais precisamente em Cascina Costa, na Italia. A companhia começou por ser uma filial da companhia de aviação fundada pelo conde Giovanni Agusta em 1923…
E quem não souber isto, pelo menos,  não é um verdadeiro e completo apaixonado pelas duas rodas.

A MV Agusta faz parte do imaginário de qualquer motociclista nascido no século passado, com nomes como John Surtees, Mike Hailwood, Carlo Ubbiali, Giacomo Agostini e Phil Read a surgirem imediatamente na memória, associados a um palmarés de 75 títulos Mundiais que a marca ostenta orgulhosamente!

Há alguns meses, numa das nossas viagens a Itália, tivemos oportunidade de visitar a carismática fábrica de Varese, atual sede da companhia liderada por Giovanni Castiglioni.
Recebidos com imensa simpatia, apesar do contacto mesmo em cima da hora e da escassez de tempo disponível, foi-nos possível acompanhar todo o processo de fabrico dos atuais modelos da marca.
A desilusão residiu apenas no facto de não podermos fazer fotos. O departamento de marketing da MV Agusta cedeu gentilmente imagens, mas que em nada fazem jus nem ao que lá vimos, nem ao que se pode sentir dentro daqueles pavilhões antigos, sem pretensões de serem mais do que aquilo que são: um local onde se constrói arte sobre duas rodas.
Até que há uns dias, a mítica marca italiana, em resposta ao nosso descontentamento, publicou um vídeo que retrata na perfeição, aquilo que verdadeiramente é a essência da MV Agusta. Ora veja-o, mas apenas depois de ler a tradução das legendas para que possa entender ainda melhor o que lhe queremos transmitir:

“Sabemos o que está pensando
O que é que a MV Agusta sabe sobre construção de motos em 2017?
O que é que uma empresa com apenas poucas centenas de empregados tem para oferecer?
É verdade, não somos alemães e muito menos japoneses!
Somos italianos.
E se isso conta como um defeito para muitos, é uma fonte de orgulho para nós!
Fazemos coisas porque elas nos excitam, não porque elas encaixam numa folha de Excel!
Soldamos à mão. Demora tempo. Não é prático. Fazemo-lo ainda assim.
Pintamos à mão. Não nos importa se é mais fácil fazê-lo de outra forma. 
Quando é que abandonamos o caminho da facilidade com esta alegria?
Nós construímos motos. Gostamos de estradas sinuosas e curvas fechadas. As nossas mãos guiam tecnologia. Não é a tecnologia que guia as nossas mãos. 
E 75 títulos Mundiais dizem-nos que estamos corretos.
O que é que queremos que sinta alguém que conduza uma MV Agusta?
Isso é o que os nossos engenheiros perguntam a si próprios.
E apesar de você não saber como eles se chamam, isto é o que move todas as mãos de quantos aqui trabalham.
Por isso, o que é que a MV Agusta tem para oferecer?
Paixão, fabricada com precisão.”

 

 

%d blogueiros gostam disto: