Honda e Hitachi com carga máxina

Duas gigantes japonesas – Honda Motor e Hitachi Automotive Systems – anunciaram a criação de uma joint venture (49% e 51%, respectivamente), que tem como objetivo o desenvolvimento, produção e venda de motores para veículos eléctricos. A ideia é construir uma nova fábrica no país para atender esta crescente demanda.

Hoje, a Honda constrói algo em torno de 28 milhões de motores de combustão interna em suas linhas de produção (60 fábricas distribuídas em 27 países). Já a Hitachi trabalha com componentes relacionados com o transporte, máquinas e sistemas industriais, e automotivo, incluindo os de gerenciamento de motor, tração elétrica e controle de condução.

As companhias deram o start neste segmento no final dos anos de 1990. Em 1999, por exemplo, a Honda lançou o seu primeiro carro híbrido, o Insight. Agora o foco da nova operação serão os carros elétricos, mas o projeto também incluirá outros tipos de veículos: motocicletas e scooters.

Só por curiosidade, em 2011 a Honda apresentou em Tóquio sua superesportiva elétrica em parceria com Mugen. O modelo competiu várias vezes no Tourist Trophy da Ilha de Man, localizada no Mar da Irlanda. É a corrida de rua mais antiga do mundo, com mais de 100 anos.

Segundo as companhias, o acordo será útil também para o desenvolvimento de muitos projetos relacionados à mobilidade urbana, na qual os veículos de duas rodas tem papel fundamental.

 

%d blogueiros gostam disto: