Moto GP: Petrucci segura Marquez para vencer

Danilo Petrucci conseguiu sua primeira vitória na MotoGP no Grande Prêmio da Itália deste domingo, em Mugello, segurando o pole Marc Marquez para cruzar a linha de chegada em primeiro.

Petrucci, que largou do terceiro lugar do grid, e esteve no grupo principal durante as 23 voltas, mas parecia ter perdido a oportunidade de vencer, já que tanto Marquez, da Honda, como seu companheiro de equipe na Ducati, Andrea Dovizioso, disputavam seguiam na frente na última volta.

Mas Petrucci conseguiu passar pelos dois pilotos na Curva 1 com uma manobra incrível para assumir a liderança, garantindo sua primeira vitória na categoria em 124 largadas.

Marquez tentou tirar a liderança de Petrucci na última curva, mas não teve sucesso, recebendo a quadriculada menos de um décimo de segundo atrás.

Dovizioso acabou em terceiro, depois de largar em nono. O piloto da Ducati fez uma largada espetacular para ser o P2 na segunda volta da corrida, mas perdeu a posição para Petrucci e teve que aguentar a pressão do quarto colocado Alex Rins.

O piloto da Suzuki fez uma corrida de recuperação impecável depois de largar em 13º, o espanhol busca sua segunda vitória na temporada

Takaaki Nakagami assegurou seu melhor resultado na MotoGP terminando na quinta posição, seguido por Maverick Vinales – o primeiro da Yamaha na P6.

Michele Pirro seguiu seu bom desempenho na Itália e tomou a sétima posição de Cal Crutchlow nos estágios finais da corrida. Pol Espargaro e Fabio Quartararo completaram os dez melhores, respectivamente, em 9º e 10º. Quartararo fez uma largada ruim e não conseguiu mais se recuperar.

Jorge Lorenzo foi apenas o 13º, sendo surpreendido pelo novato da Suzuki, Joan Mir, apesar do jovem de 21 anos cometer um erro e ir para a brita no começo da corrida.

Vários pilotos sofreram quedas enquanto disputavam posições, com destaque para a dupla da Pramac Ducati Jack Miller e Francesco Bagnaia.

Valentino Rossi também caiu. O italiano não teve sorte na largada e foi forçado a ir pela brita para evitar a Suzuki de Mir, e depois acabou caindo na 13 – uma curva de alta.

Com a segunda posição, Marquez aumentou sua vantagem na liderança do mundial para 12 pontos sobre Dovizioso, enquanto a quarta posição de Rins lhe promoveu para ser o terceiro, 27 pontos atrás do líder da Honda. Com a vitória, Petrucci subiu para a quarta posição do mundial, 33 atrás de Marquez.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Itália de MotoGP:

1) Danilo Petrucci (Ducati)
2) Marc Márquez (Honda)
3) Andrea Dovizioso (Ducati)
4) Alex Rins (Suzuki)
5) Takaaki Nakagami (LCR Honda)
6) Maverick Viñales (Yamaha)
7) Michele Pirro (Ducati)
8) Cal Crutchlow (LCR Honda)
9) Pol Espargaró (KTM)
10) Fabio Quartararo (SIC Yamaha)
11) Aleix Espargaró (Aprilia Gresini)
12) Joan Mir (Suzuki)
13) Jorge Lorenzo (Honda)
14) Karel Abraham (Avintia Ducati)
15) Andrea Iannone (Aprilia Gresini)
16) Miguel Oliveira (Tech3 KTM)
17) Johann Zarco (KTM)
18) Jack Miller (Pramac Ducati)
19) F.Bagnaia (Pramac Ducati)
20) Hafizh Syahrin (Tech3 KTM)
21) Valentino Rossi (Yamaha)
22) F.Morbidelli (SIC Yamaha)
23) Tito Rabat (Avintia Ducati)