MotoE: temporada de estreia começa neste fim de semana

O Mundial de Motovelocidade terá uma nova categoria a partir deste final de semana, no GP da Alemanha. O circuito de Sachsenring recebe a primeira corrida oficial da MotoE.

A categoria é disputada apenas por motocicletas elétricas e terá 18 pilotos de 10 países diferentes. Espanha e Itália lideram, com quatro representantes, seguidos pela França, com três. Austrália, Bélgica, Brasil, Finlândia, Gra-Bretanha, San Marino e Suíça possuem um piloto cada. A categoria também terá uma mulher competindo: a espanhola Maria Herrera, da equipe Openbank Ángel Nieto Team.

Maria Herrera (Foto: Divulgação)

O Brasil será representado por Eric Granado, que teve um bom desempenho nos últimos testes da MotoE realizados em Valência. Inclusive o piloto venceu a primeira corrida-teste da categoria, que foi disputada na pista espanhola. Foram sete voltas de disputas intensas até os últimos metros, onde Granado brigou pela vitória contra o espanhol Hector Garzó e o finlandês Niki Tuuli.

Hector Garzo, Eric Granado e Niki Tuuli em Valência (Foto: MotoGP.com)

“Foi resultado do árduo trabalho que tivemos nesta pré-temporada. Essa vitória, mesmo que sem valer pontos, me da um gás maior para o início da temporada. Chego a Alemanha motivado e sabendo que tenho que melhorar em alguns pontos, mas com boa expectativa para a disputa.”, comenta Eric.

Eric Granado (Foto: Manu Tormo)

Apesar da vitória do brasileiro, Bradley Smith é o detentor da volta mais rápida no teste de Valência. E o piloto não participou da simulação para testar pela MotoGP.

Bradley Smith (Foto: Divulgação/bradleysmith38.com)

A categoria estava prevista para começar em 5 de maio, em Jerez de La Frontera, na Espanha. Porém, um incêndio ocorrido em um galpão que abrigava as motocicletas acabou destruindo todas as motos Ego Corsa, produzidas pela italiana Energica, que competem na MotoE. Por conta disso, a abertura foi adiada para a Alemanha.

Após a prova de abertura, outras seis etapas serão disputadas em três países: Áustria, Itália e Espanha, sendo que os dois últimos terão rodadas duplas.

Confira abaixo o calendário da MotoE:
Corrida 1: GP da Alemanha, em Sachsenring, de 5 a 7 de julho
Corrida 2: GP da Áustria, em Spielberg, de 9 a 11 de agosto
Corridas 3 e 4: GP de San Marino, em Misano, de 13 a 15 de setembro
Corridas 5 e 6: GP de Valência, na Espanha, de 15 a 17 de novembro

O GP da Alemanha da MotoE tem largada prevista para às 5 da manhã deste domingo, e será transmitido no Brasil pelo canal SporTV.

%d blogueiros gostam disto: