Nova Ducati Multistrada V4 alia esportividade ao conforto de direção

Quarta geração da motocicleta é equipada com motor V4 Granturismo, oferece sistema de navegação integrado e é a primeira do mundo equipada com radar dianteiro e traseiro

A nova Ducati Multistrada V4 finalmente teve seus detalhes revelados na Europa. A aventureira italiana já teve a produção iniciada e deve começar a chegar nas lojas do Velho Continente em breve. Os preços ainda não foram revelados para todos os mercados, mas a novidade conta com um novo propulsor de quatro cilindros em V derivado da Panigale V4.

O motor, no entanto, foi revisado. A capacidade aumentou de 1.103 cm³ para 1.158 cm³ por meio da alteração do diâmetro do cilindro. No lugar do complexo comando de válvulas desmodrômico da esportiva, a nova Multistrada V4 usa uma configuração convencional acionada por corrente. Assim, ela entrega 170 cv de potência (a 10.500 rpm) e 12,7 kgfm de torque (a 8.750 rpm). 

Saiba mais: nova Ducati Streetfighter V4 é revelada

O uso de um comando tradicional também permitiu uma melhoria na manutenção da moto. A Ducati afirma que nova Multistrada V4 tem intervalos maiores entre os serviços programados. A troca de óleo é requerida a cada 15.000 km, enquanto o ajuste das válvulas acontece em intervalos de 60.000 km.

Ducati Multistrada V4
Ducati Multistrada V4 tem rodas de liga leve na versão de entrada

Com 215 kg de peso a seco (sem fluídos ou combustível), a nova Ducati Multistrada V4 é apenas 3 kg mais pesada que a Multistrada 1260 S atual. O visual da moto ficou mais volumoso, em parte para abrigar o novo motor de maiores proporções. O tanque de combustível também foi ampliado, agora podendo acomodar 21,9 litros de combustível. As rodas são de 19 polegadas na dianteira e de 17 polegadas na traseira.

A versão de entrada vem com rodas de liga leve e painel de instrumentos digital com tela de 5 polegadas, faróis de LED, controle de empinada, modos de condução selecionáveis, freios ABS e controle de tração. Já a V4 S acrescenta rodas raiadas, tela de 6,5 polegadas, chave presencial, conectividade via Bluetooth, controle de cruzeiro e quickshifter bidirecional. Por último, a V4 S Sport traz ainda escape da Akrapovic e para-lamas de fibra de carbono.

Os freios são assinados pela Brembo, com discos duplos de 320 mm de diâmetro na dianteira e simples de 265 mm na traseira. O sistema ABS usa sensores inerciais para atuar em curvas com maior precisão. A suspensão é fornecida pela Marzochi. Na versão de entrada, tem ajustes manuais, lançando mão de garfo invertido na dianteira (170 mm de curso) e amortecedor único na traseira (180 mm de curso). 

As mais caras contam com o sistema Skyhook da Marzochi, semi-ativo e que pode ter a rigidez regulada por meio dos modos de condução. Opcionalmente, a nova Multistrada V4 pode contar com dois radares, um na dianteira e outro na traseira. Eles possibilitam o uso de itens como o controle de cruzeiro adaptativo e o detector de ponto cego.

Ducati Multistrada V4
Ducati Multistrada V4 pode ter até controle de cruzeiro adaptativo

[youtube-feed]