Nova KTM 390 Adventure 2020 pode chegar ao Brasil ainda esse ano

Após 07 anos, desde que o CEO da KTM Stefan Pierer mencionou pela primeira vez que produziriam um novo modelo dual-sport baseado na Duke 390, a nova KTM 390 Adventure é apresentada no Salão de Milão (EICMA) nesta terça-feira.

Com semelhanças a sua irmã mais velha, KTM 790 Adventure, a nova máquina usa elementos da Duke 390 incorporada ao desempenho da KTM 450 Rally para trazer uma motocicleta do estilo Sport Touring.

Ao que tudo indica a novidade também poderá ser apresentada ao público brasileiro nos próximos dias, durante o Salão Duas Rodas, pois a 390 Adventure já se encontra disponível no site oficial da marca no Brasil (imagem no final do artigo).

KTM 390 Adventure Brasil

KTM 390 Adventure no Brasil

A nova KTM 390 Adventure vem para entrar na briga de um nicho de mercado que já está bem evoluído no mercado internacional.

BMW G 310 GS, Versys-X 300, CRF 250 Rally e até a V-Strom 250 estão um passo à frente da KTM nesse segmento que vem atraindo olhares tanto de novos, quanto de pilotos mais experientes, que procuram uma motocicleta mais leve do que as Big-trails para o dia a dia.

Aqui no Brasil esse mercado das Trail/Sport Touring Premium de baixa e média cilindradas também está tomando forma e crescendo cada vez mais. BMW e Kawasaki estão na frente, vendendo por aqui os mesmos modelos lá de fora.

KTM 390 Adventure Brasil na terra

Nova KTM 390 Adventure 2020

Para encarar esse desafio a nova KTM 390 Adventure 2020 traz o motor monocilíndrico de quatro tempos e 373 cc de última geração da marca.

Conforme os dados oficiais divulgados, de construção leve e compacta que facilita a entrada nos canais retos, reduzindo a distância do fluxo do ar de entrada até a câmara de combustão, esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 43 cavalos e tem torque de 3,77 kgf.m.

Com esses números, ela seria superior às suas possíveis principais concorrentes no mercado nacional. Vamos a comparação…

KTM 390 Adventure Brasil comparativo

A Versys-X 300 brasileira, que traz o DNA agressivo e altos giros comuns nos motores Kawasaki, fica atrás entregando 40 cavalos de potência máxima aos 11.500 giros. Seu torque também é menor, mais de 1 kgf.m a menos (2,6 kgf.m a 10.000 rpm). Seu motor é bicilíndrico.

Já a BMW G 310GS vendida por aqui fica muito atrás. Seu motor monocilíndrico de 313 cilindradas é capaz de gerar 34 cavalos a 9.200 rpm. Porém, ela possui um torque maior que a moto da Kawasaki com seus 2,88 kgf.m aos 7.000 giros.

KTM 390 Adventure Brasil

KTM 390 Adventure Especificações Técnicas

Com roda de 19 polegadas na dianteira e de 17 na traseira assim como suas concorrentes brasileiras, a KTM 390 Adventure se destaca pela suspensão invertida na frente. Nesse quesito a 310GS também se destaca, deixando para trás a Versys-X 300, única com garfo convencional.

Nos freios, todas as três trazem disco nas duas rodas, mas o destaque continua com a Trail da KTM. Nela o disco dianteiro, maior de todos, tem 320 mm de diâmetro (310GS: 300 mm e Versys-x 300: 290 mm).

Apesar de não informado, o peso em ordem de marcha do modelo fica aproximado de suas concorrentes (173 a 175 kg), porém, seu tanque de combustível, com 14,5 litros, fica atrás da Versys-X e seus 17 litros. A moto da BMW é a que menos tem capacidade com apenas 11 L.

KTM 390 Adventure Brasil

Nova KTM 390 Adventure Preço no Brasil

Equipada com um painel TFT de 5” colorido, ABS em curvas que pode ser desativado o traseiro e reduzido o dianteiro para o uso Off-road, controle de tração, full LED e KTM MY RIDE para conectividade Bluetooth, seu preço nos EUA é sugerido em 6.100 dólares.

KTM 390 Adventure Brasil Comparativo de Preço

Esse valor ficaria na casa dos R$ 25 mil, em conversão direta para o Real no momento da publicação deste artigo. Algo próximo dos R$ 23.500 pedidos pela Versys-X 300 e dos quase R$ 24 mil da G 310GS.

E aí, a nova KTM 390 Adventure cairá bem no Brasil?

KTM 390 Adventure Brasil no site oficial KTM
KTM 390 Adventure Brasil
KTM 390 Adventure Brasil
KTM 390 Adventure Brasil
KTM 390 Adventure Brasil

*Artigo com colaboração de Gisele Fávaro

Fonte: motorede

%d blogueiros gostam disto: