O ano das powernaked

Têm motores potentes derivados de superesportivas, eletrônica muito evoluída, e uma estética arrojada. As powernaked são as grandes apostas para 2020 dos fabricantes de motos. Para o ajudar a escolher a sua próxima moto, aqui fica uma lista e detalhes das powernaked que pode comprar este ano.

De tempos a tempos a indústria das duas rodas decide seguir determinadas tendências. As escolhas que os grandes fabricantes fazem acabam por ter consequências nos tipos de motos que vemos à venda nos concessionários.

Durante anos as desportivas foram a grande tendência, mas a crise econômica acabou por alterar esse paradigma. De repente os motociclistas procuraram motos mais acessíveis e econômicas, mas ao mesmo tempo as maxitrail aventureiras ganharam cota de mercado. Não havia um fabricante que não quisesse ter uma fatia deste segmento.

Depois a tendência do mercado alterou-se. As personalizações e customizações vieram para criar todo um estilo de vida agregado ao mundo das duas rodas, e as café racer, scrambler, street tracker e todas as derivações associadas à customização tomaram conta do imaginário de muitos motociclistas.

Chegamos então a 2020. Bom, na realidade temos de recuar um pouco até ao Salão de Milão EICMA 2019.

Foi aí que ficámos a conhecer em primeira mão as grandes novidades para este ano que agora começa, e foi no certame italiano que as powernaked tomaram conta do “espetáculo”, tornando-se nos maiores destaques que o mundo das duas rodas terá em 2020.

O que é uma powernaked?

De uma forma resumida, e possivelmente demasiado simplista, uma powernaked é uma naked de características esportivas e cuja cilindrada está colocada acima dos 1000 cc. Descendem diretamente das superdesportivas que os diversos fabricantes têm em catálogo, na maioria dos casos, e em outros casos são motos criadas a partir de uma folha em branco para tomar de assalto o segmento.

Têm motores extremamente potentes e com curvas de binário trabalhadas para as tornar mais divertidas de conduzir em estrada quando comparadas com as suas versões puramente esportivas. A posição de condução naked garante um maior conforto, enquanto a eletrônica evoluída coloca as powernaked praticamente ao mesmo nível das motos de competição.

2020 será um ano marcado pelas powernaked. E provavelmente o caro leitor estará a pensar em comprar uma (ou mais!) para ter na garagem.

%d blogueiros gostam disto: