Que moto é essa? BMW 9Cento conceito Sport Adventure

BMW apresenta um novo conceito de motocicleta que, assim como a S 1000 XR, mistura três mundos distintos: esportivo, aventureiro e touring. A grande diferença está em uma configuração menos agressiva que os quatro cilindros e 165 cavalos da S 1000 XR.

A nova BMW 9Cento, se pronuncia “Nove Cento”, foi apresentada durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, e veio como uma resposta ao público após a fabricante alemã ter perdido seu chefe de design de veículos para a Indian Motorcycles em abril de 2018.

A motocicleta tem a cara da sua irmã maior (S 1000 XR) mas traz itens inéditos e únicos que só um modelo conceito poderia trazer. Além do visual futurístico e agressivo, algo que chamou muito atenção é o seu compartimento de bagagem (baús) que são encaixados através de um sistema de eletroímãs.

BMW 9Cento é conceito futurístico

Sem precisar apelar para alta potência e motores 4 cilindros de 1000 cilindradas ou mais, a BMW optou por ser mais sútil com o lançamento da 9Cento. A novidade exibe um motor bicilíndrico muito parecido com o novo propulsor de 853 cc que equipa as F 750 e 850 GS.

Edgar Heinrich, chefe de design da BMW diz que “Nem sempre tem que ser mais ousado, maior e mais brilhante hoje em dia: esta motocicleta conceito foca em alcançar um senso de equilíbrio”.

“Criamos uma motocicleta que combina a potência adequada com propriedades esportivas de turismo confiáveis ​​e, acima de tudo, muito divertida, por isso é um pacote geral atraente. Ela reúne o melhor dos segmentos de esportes, aventura e turismo para produzir um conceito interessante – em uma classe que nunca viu esse tipo de modelo da BMW. A BMW Motorrad Concept 9cento é a nossa interpretação de um moderno polivalente para o novo segmento mid-range ”, completa.

O chefe de design da fabricante alemã ainda afirma que as propriedades funcionas do conceito como o espaço de armazenamento e a proteção contra vento/clima (para-brisa) são cruciais para a maioria dos pilotos mas que raramente são levados em conta no design de um veículo conceitual como a 9Cento.

Aliás, esse espaço de armazenamento é um dos destaques do modelo. Os bauletos laterais usados para transportar carga são transformados em uma peça única que é encaixada por baixo da rabeta através de um poderoso sistema de eletroímãs que “grudam” a peça na moto.

Na verdade não se trata só de “baús” laterais. O novo bagageiro também faz com que o assento, praticamente monoposto, seja ampliado para dar mais conforto ao carona.

9Cento pode se transformar em nova BMW S 850 XR

Com a apresentação do novo conceito, e seu visual com detalhes inspirados em outros modelos da marca, podemos tentar deduzir que em breve surgirá no mercado algo como uma versão menos agressiva da S 1000 XR, podendo ser a nova BMW S 850 XR.

As especulações em torno do modelo não param de surgir no mercado internacional e até nacional. O segmento das Adventures/Big-trails na faixa de 850-900 cc tem se tornado um bom mercado e seria interessante uma motocicleta multiuso como a S 1000 XR mas com potência e custo de manutenção menores.

 

 

%d blogueiros gostam disto: