Yamaha apresenta a sua primeira moto de Trial eléctrica: a TY-E

A Yamaha Motor Co., Ltd. acaba de apresentar no Salão do Motor de Tóquio de 2018, uma moto de trial elétrica, a TY-E.

Concebida para aproveitar as vantagens dos propulsores elétricos, a nova TY-E é fruto do  programa “I&D” da empresa, no qual os funcionários têm a oportunidade de trabalhar fora dos âmbitos convencionais e dedicar até 5% das suas horas laborais ao desenvolvimento de novos e inovadores conceitos.

Neste caso concreto, a Yamaha focou-se num modelo de trial para competição e trabalhou afincadamente para ultrapassar os problemas típicos de desenvolvimento dos veículos elétricos, tais como conseguir uma elevada potência a partir de componentes pequenos e leves, e em simultâneo usufruir do elevado binário de saída deste tipo de motorização, de forma a criar uma moto de condução fácil, extremamente reativa e sobretudo, muito controlável.

A Yamaha TY-E está equipada com um motor eléctrico de alta potência, muito compacto, que atinge performances elevadas em todo-o-terreno, oferecendo alta rotação, mas com um binário elevado a baixa velocidade.

A sofisticada tecnologia de controlo do motor garante uma excelente resposta e uma sensação de potência elevada, com  uma performance de tração excelente. A embraiagem mecânica, hidráulica, úmida, e multidisco é fundamental na obtenção de potência e controlo instantâneos.

Uma nova bateria de iões de lítio de elevada potência foi concebida com componentes compactos e leves, enquanto que um avançado quadro monocoque, extremamente leve, proporciona uma ótima rigidez e espaço de armazenamento da bateria. As carenagens são extremamente estreitas, pelo que não interferem com a acção dinâmica do piloto, em manobras.

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: