Yamaha celebra 50 anos no Brasil recriando moto histórica da marca

Red Dragonfly foi a primeiro motocicleta feita pela empresa no mundo e ressurgiu agora em uma iniciativa brasileira

A Yamaha Motor do Brasil está comemorando 50 anos de atividades no País. Para comemorar, a fabricante resolveu recriar um modelo histórico da marca, a YA-1 Red Dragonfly (Libélula Vermelha), primeira motocicleta produzida pela empresa japonesa. Por meio de uma parceria com o Bendita Macchina – estúdio especializado na customização de motocicletas – a moto foi montada usando como base um modelo Factor 125 Blueflex, produzido no Brasil.

A Red Dragonfly original foi lançada em 1955, ainda no período em que o Japão se reconstruía após a Segunda Guerra Mundial, e foi vista como inspiração para o futuro da indústria no país. Entre as inovações apresentadas, os destaques eram o motor de dois tempos refrigerado a ar com 125 cm³ e a opção de cores, já que, na época, praticamente todas as motocicletas eram pretas. O bom desempenho da YA-1 Red Dragonfly foi constatado logo depois de seu lançamento, quando o modelo não só venceu a Corrida de Subida do Monte Fuji, como ocupou sete das dez primeiras posições no final.

Já a “versão brasileira” da moto pioneira foi construída de maneira totalmente artesanal, desde a montagem da carenagem até a escolha da cor que mais se aproximasse da usada no modelo original. A réplica, assim, pode ser definida como um símbolo que homenageia a tradição da marca e que, ao mesmo tempo, celebra a história e o legado da Yamaha construídos em meio século de presença no Brasil.

[youtube-feed]