Já planejou sua viagem?

Por Celso Côrtes Steel Goose

Bom você já planejou sua viagem, separou suas tralhas, seus equipamentos, tudo certinho, né ! Se é uma viagem de motocicleta, então nada mais importante do que cuidar bem da máquina que vai te proporcionar tudo isto, a sua MOTOCICLETA !!

Já falei aqui que a primeira coisa a fazer é levar sua motocicleta à uma revisão, seja na sua concessionária favorita ou aquele mecânico que você confia, certo? Feito isto, “bora” para a estrada !!
Mais alguns cuidados devem ser tomados para que sua viagem seja uma boa aventura e lembrando que uma viagem tem “ida” e “volta”, então cuidar da sua motocicleta para “ir” viajar e durante a “ida” da sua viagem, irá lhe garantir um retorno também com segurança, afinal o retorno ao lar também é uma viagem e deve ter a mesma atenção.

Então vamos lá !
A cada 500 km, se sua motocicleta usa corrente, lubrifique, isto evita desgaste elevado, verifique o nível do óleo, toda motocicleta consome óleo, independente se é “zero” ou não, então verifique sempre e se precisar, complete. Líquido de arrefecimento, complete se necessário, mas estes itens necessitam que a motocicleta esteja no máximo em temperatura ambiente, não se completa fluídos com motocicleta “quente”. Pneus, verifique a calibragem, ao partir para sua jornada com a motocicleta pesada, calibre com o máximo recomendado para a marca da sua motocicleta e vá ajustando no decorrer da viajem quando sua motocicleta ficar mais leve.

Parte elétrica, sempre faça uma verificação nas setas, farol alto e baixo e lanterna traseira e luz de freio, são itens importantes e devem ter toda a sua atenção também. Verifique antes do início de cada jornada a sua bateria, se não for selada, ela pode precisar de manutenção, em viagens longas é comum a água secar, basta completar. verifique se as conexões estão bem apertadas.

Um check-up nas partes com parafusos em sua motocicleta evita sustos, se preciso aperte-os, é mais comum do que possa parecer, mas em viagens as trepidações são constantes e podem afrouxar parafusos, principalmente de carenagens e bateria.
Estas verificações não levam 5 minutos e podem te prevenir de parar na estrada com panes bobas e até estragar sua viagem.
Um item muito importante é levar chaves sobressalentes da motocicleta, se estiver viajando com garupa, peça a ela(e) para guardar para você, caso contrário, deixe em um lugar de fácil acesso e seguro e que não precise de chave para acessar (kkk).

Cuidados na viagem.. Não vivemos no “paraíso” então “todo cuidado é pouco” lembre-se disto sempre !!

Não deixe o tanque ficar quase vazio para abastecer, abasteça com mais de ¼ de tanque, isso permite que você escolha o posto e não fique na estrada com pane seca. Só abasteça em postos de bandeiras conhecidas, um combustível ruim pode acabar com a sua viagem.
Evite parar no acostamento longe de tudo, você pode ser assaltado, pare sempre em lugar movimentado e seguro.

Durante a viagem estabeleça uma velocidade cruzeiro dentro do permitido por lei, mantenha boa distância de quem vem atrás e de quem vai à frente assim você viaja menos tenso, no final do dia faz muita diferença.

Atenção com motocicleta com garupa e sem bagagem te acompanhando, pare no primeiro posto de gasolina ou rodoviário, dê um tempo, depois prossiga. Todo cuidado é bom !!

Pássaros e outros pequenos animais à beira da pista são perigosos, se avistar diminua a velocidade e tenha cuidado.

Para ultrapassagens, não encoste muito nos veículos a sua frente, pois se tiver um buraco no meio da pista o carro desvia e acaba sobrando para você, se não causar uma queda, pode cortar um pneu, entortar roda, etc. de a seta e saia para a outra pista a uns cinqüenta metros pelo menos de distância do veículo à frente.

Com motos que não alcançam muita velocidade tenha cuidado ao ultrapassar caminhões antes de decidas você pode levar um susto com aquele monstrengo colado em você.

Nas paradas tanto na estrada quanto na cidade, mantenha a moto sempre a vista, não a abandone, peça se possível para alguém dar uma “olhadinha” enquanto vai ao banheiro ou beber um café.

Com esses cuidados, disposição, paixão por duas rodas, faça uma excelente viagem, aproveite, curta muito a paisagem, os novos lugares que vai conhecer, os novos amigos e sempre com paz no coração, respeitando as leis de trânsito e evitando se estressar.

Boa Viagem, a gente se encontra por ai nas estradas !!

%d blogueiros gostam disto: