Encontro reúne a verdadeira irmandade dos motociclistas em todos os Emirados Árabes

Por: Cláudia Terra
Fotos: Elena Georgieva (Egphotography Info)

 

Emirates Bikes Festival

Do dia 2 a 9 de novembro acontece em Dubai o Emirates Bikes Festival, um mega evento nos Emirados Árabes que reunirá motociclistas de vários países. O encontro é realizado pela Final Cut Events, fundada em 2014, sediada m Dubai, com o objetivo de organizar exposições, conferências e eventos especiais. “Fizemos o festival de bike do Egito, a semana da bike de Sharm el Sheikh e mais outros eventos esportivos, mas não relacionados com motocicletas. Temos mais surpresas e novas ideias de eventos esportivos para o ano 2018”, diz Loay Hussein, motociclista, construtor de  moto e empresário, fundador  e proprietário da  Final Cut Events.

Dubai é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos e, possivelmente, a mais famosa do Oriente Médio. Ela está situada na costa do Golfo Pérsico, e é cercada pelo deserto da Arábia. A região dos Emirados Árabes Unidos está cotada como um dos países mais ricos do planeta. É formada por uma confederação de monarquias árabes, cada uma detendo sua soberania, chamadas emirados (equivalentes a principados). Está situada no sudeste da Península Arábica e faz fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital é Abu Dhabi, a segunda maior cidade dos Emirados. O país tem a sexta maior reserva de petróleo do mundo e possui uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio.

Dubai é, também, um dos principais destinos de férias para inúmeros viajantes e operadores de viagens em todo o mundo. Reconhecida como o principal centro de negócios em toda a região, o centro das finanças internacionais, juntamente com excelentes oportunidades de investimento no moderno setor imobiliário. O desenvolvimento contínuo é solidamente apoiado pela infraestrutura de serviços e negócios exigida por uma “Metropolis for the Millenium” em constante evolução em tudo. A cidade é um paraíso de férias com praias brancas para relaxar e desfrutar do sol, os melhores e mais modernos hotéis do mundo,  com alto padrão, todos de primeira classe, com  grande variedade de atividades esportivas, de lazer e compras. Uma região que harmoniza uma mistura excepcional de alta tecnologia com os clássicos desertos na sua paisagem urbana e natural, que surpreende além do horizonte.

Destino premiado

Para quem ama viajar de moto, Dubai é um grandioso destino. Tem clima de inverno perfeito para rodar, possui rodovias, novas estradas e autoestradas modernas que ligam todos os caminhos dos Emirados Árabes. O sonho de rodar em belas estradas cercadas por desertos de paisagens fascinantes, sem se preocupar com nada e com toda a segurança é uma aventura perfeita para muitos motociclistas. Em Dubai, há serviços completos para aventuras com motocicletas, com carros de apoio, organização de roteiros e hospedagem e atividades de lazer fora das estradas.

Na programação do Emirates Bikes Festival terão diversos eventos paralelos, como campeonatos, concurso de motocicletas personalizadas, onde os vencedores receberão valiosos prêmios. Terá, ainda, campeonato de wheeling com Stunt Masters Cup, que reúne os melhores pilotos de todo o planeta, inclusive do Brasil. Esse evento é uma grande atração para o público. Outra cena que encanta os motociclistas é a “The 7  Emirates Tour”, motociclistas solos e grupos que se unem para uma aventura pelas terras árabes em uma longa viagem de 4 dias. Para participar deste passeio é preciso fazer inscrição, que pode ser feita pelo site do evento. Tem custos diferentes para motociclista sozinho e para quem está com carona.

E para os motociclistas que vêm de outros países, em Dubai há serviços de aluguel de motos. Os organizadores têm parceria com a Prestige Motorcycle Rental, um dos apoiadores do evento que conta com serviço completo de aluguel de motos e realiza passeios para seus clientes. Suas motos são top de linha, como: Harley-Davidson Road King, Harley Heritage Softail Classic, Ultra Glide, Fat Boy e vários outros modelos da marca, além de Honda Goldwing, Kawasaki 900 Vulcan e BMW. No site deles há uma relação completa das motos, bem como os valores da locação.

O festival incorpora uma exposição para todos os patrocinadores, permitindo que eles exibam seus produtos para os mais de 20 mil visitantes que são esperados durante o período do festival. Além disso, grandes empresas de acessórios e peças para motocicletas de vários países estarão presentes. No local do evento, será possível o cliente comprar e instalar peças e acessórios. Também durante o encontro haverá atrações especiais para o público, que inclui: programas de entretenimento e competições onde todas as pessoas, com todas as faixas etárias, poderão participar – será em uma atmosfera familiar. O acesso ao evento é gratuito para motociclistas, exceto para participarem da The Emirates Tour, como já mencionado. “O evento é feito para motociclistas, então eles entram de graça, enquanto estiverem em suas motocicletas, e,  quem  não  é  motociclista, paga uma pequena taxa, apenas para fazer uma diferenciação entre ambos. Qualquer pessoa não motociclista pode comprar um ingresso por baixo custo e  se aproveitar as atrações do evento. Homens e  mulheres, todos  são igualmente bem-vindos e  bem recebidos  no evento”, afirma Hussein.

Reunião da massa

A ideia do Emirates Bikes Festival é reunir motociclistas de todas as partes do planeta para uma grande confraternização do universo das duas rodas e, simultaneamente, unir atividades ligadas ao setor, como fabricantes de motocicletas, acessórios, serviços, entre outros, em um mesmo ambiente. “Como motociclista e como construtor de motocicletas, não consegui encontrar um evento dentro dos Emirados Árabes Unidos que atendesse todas as necessidades dos pilotos, de juntar os motociclistas e sentir a fraternidade. Eu sempre fui um dos motociclistas que frequentava muitos eventos no país, mas não consegui encontrar minhas necessidades como motociclista atendidas, então eu tive a ideia de criar algo diferente e, daí, o Emirates Bikes Festival surgiu. É o único evento de motociclismo que reúne apaixonados por motos de todo o mundo, de todas as nacionalidades. Independentemente de quem você é, de onde você é, seja qual for a religião que você acredita, o EBF é o único lugar onde poderá sentir a verdadeira irmandade dos motociclistas,” lembra Loay Hussein.

O Emirates Bikes Festival é o único evento de motos patrocinado e apoiado pelo conselho esportivo de Dubai e incluído no dia do esporte, e organizado pelo Conselho de Esportes de Dubai. O encontro tem grandes patrocinadores, como: Aston Martin, Honda, Arábia Radio e Medcare, além dos patrocinadores estratégicos DP (Dubai Properties) e Bay Avenue, entre vários outros parceiros importantes.

A edição de 2016 um desfile com 880 motocicletas com motos de diferentes marcas, organizado e apoiado pela equipe de eventos da Final cut, Police, EMSF e  Harley-Davidson, com o H.O.G. “Harley Owners Group”. O EBF teve mais de 4.600 mil ingressos vendidos, mais de 3.800 motociclistas entraram gratuitamente e mais de 1.700 crianças menores de 8 anos participaram das  atividades infantis. A edição de 2017 será ainda maior em qualidade e em números de atrações e visitantes.

Em breve, será publicada a reportagem sobre a 4ª edição do Emirates Bikes Festival com mais detalhes deste super evento motociclístico dos Emirados Árabes Unidos.

Perfis indicados:

http://emiratesbikesfestival.com

https://www.facebook.com/pg/egphotography.info

https://www.facebook.com/EntusiastaAdventure/

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson. Para segui-la, acesse o blog:

http://entusiastaadventure.blogspot.com.br

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: